logo

Palestra sobre autismo marca programação do aniversário de Diamantino


Diamantino celebrou seus 297 anos com um evento especial voltado à inclusão. O “Parabéns com Propósito” reuniu autoridades, famílias e a comunidade local nesta terça-feira (23) e teve como destaque a palestra “10 coisas que todos deveriam saber sobre o autismo”, promovida pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) e ministrada pelo neuropsicopedagogo Paulo Marcos Ferreira.

Por Luiz Carlos Bordin

Palestra sobre autismo marca programação do aniversário de Diamantino

Lukas Coutinho / Assessoria

Como parte das comemorações pelos 297 anos de Diamantino, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) promoveu, nesta terça-feira (23), a palestra “10 coisas que todos deveriam saber sobre o autismo”, ministrada pelo neuropsicopedagogo Paulo Marcos Ferreira. O encontro integrou o evento “Parabéns com Propósito”, que reuniu autoridades locais, representantes de famílias atípicas e a comunidade.

Durante a apresentação, o especialista destacou a necessidade de derrubar estigmas e ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Autismo não é doença e não se busca uma cura. Cada autista é único e deve ser respeitado dentro de sua individualidade”, ressaltou Paulo Marcos.

O deputado Chico Guarnieri reforçou que ações de conscientização são essenciais para garantir políticas públicas efetivas e profissionais preparados para atender esse público.
“Em Mato Grosso já são mais de 40 mil registros de TEA. No Brasil, estima-se cerca de 2,4 milhões de pessoas. Em Diamantino, 57 crianças já recebem acompanhamento especializado, mas outras 97 ainda aguardam na lista de espera. Esse é um público que precisa ser compreendido, incluído e acolhido”, pontuou.

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Mendes, que coordenou a organização do evento, destacou a importância da união entre o poder público e entidades civis.
“Queremos fortalecer a Associação da Família TEA de Diamantino e construir novas ações em prol das famílias. Agradecemos a parceria com o deputado Chico Guarnieri, que está apenas começando”, disse.

O presidente da Associação, Marco Antonio de Carvalho, também reforçou a relevância da iniciativa.
“Esse momento permite que mais pessoas conheçam o TEA e entendam as necessidades dos autistas, além de ressaltar a importância das terapias contínuas para qualidade de vida e desenvolvimento”, afirmou.

Durante o encontro, foram entregues colares com o símbolo de quebra-cabeça, utilizados para identificação externa de pessoas autistas. Segundo Chico Guarnieri, o item contribui para segurança, acolhimento e comunicação em diferentes situações do dia a dia.

Diamantino é a quarta cidade a receber a palestra promovida pelo parlamentar e conduzida por Paulo Marcos. A primeira ocorreu em Barra do Bugres, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). Em seguida, o projeto passou por Arenápolis e Comodoro, e deve se estender a outros municípios de Mato Grosso.